PÃO-DE-LÓ:
6 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada, com 1 colher (café) de fermento
6 ovos
RECHEIO:
1 ¼ xícara de açúcar
6 gemas
400 ml. De leite
2 colheres (sobremesa) de maisena
150 gr. De frutas cristalizadas em quadradinhos (mamão, damasco e figo)
120 ml. De licor de alchermes (ou um outro de ervas), diluído em 3 colheres (sopa) de água
40 ml. De rum, diluído em 1 ½ colher (sopa) de água
2 claras
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro noz moscada e casca de limão
manteiga e farinha para a forma fatias de frutas cristalizadas para enfeitar
Bata as claras em neve bem firme, acrescente as gemas, uma a uma, e continue a bater juntando aos poucos o açúcar. Tire da batedeira e acrescente a farinha sem bater.
Coloque numa forma redonda (diam - 30 cm.) untada e polvilhada com farinha. Asse em forno médio, retire da forma após 5 minutos e deixe esfriar sobre uma grade.
Recheio
Misture o açúcar com as gemas e a maizena e acrescente, lentamente, o leite fervente. Passe para uma panela e cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver. Tire do fogo e acrescente a casca de limão e a noz-moscada. Esfrie sobre água gelada, mexendo sempre para evitar que se formem grumos. Acrescente as frutas cristalizadas.
Reserve. Corte o pão-de-ló em 3 discos da mesma espessura.
Disponha um disco de pão-de-ló num prato, molhe com a metade do licor e cubra com a metade do creme de frutas. Arrume sobre ele o segundo disco de pão-de-ló, molhe com o rum e cubra com a outra metade do creme. Coloque o terceiro disco e regue com o licor restante. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar de confeiteiro e continue batendo até obter um suspiro bem firme.
Espalhe sobre a torta e leve ao forno bem quente até dourar levemente. Deixe esfriar. Decore com as fatias de frutas cristalizadas. Leve à geladeira. Sirva sobre um espelho de creme inglês.

6 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada, com 1 colher (café) de fermento
6 ovos
RECHEIO:
1 ¼ xícara de açúcar
6 gemas
400 ml. De leite
2 colheres (sobremesa) de maisena
150 gr. De frutas cristalizadas em quadradinhos (mamão, damasco e figo)
120 ml. De licor de alchermes (ou um outro de ervas), diluído em 3 colheres (sopa) de água
40 ml. De rum, diluído em 1 ½ colher (sopa) de água
2 claras
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro noz moscada e casca de limão
manteiga e farinha para a forma fatias de frutas cristalizadas para enfeitar
Bata as claras em neve bem firme, acrescente as gemas, uma a uma, e continue a bater juntando aos poucos o açúcar. Tire da batedeira e acrescente a farinha sem bater.
Coloque numa forma redonda (diam - 30 cm.) untada e polvilhada com farinha. Asse em forno médio, retire da forma após 5 minutos e deixe esfriar sobre uma grade.
Recheio
Misture o açúcar com as gemas e a maizena e acrescente, lentamente, o leite fervente. Passe para uma panela e cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver. Tire do fogo e acrescente a casca de limão e a noz-moscada. Esfrie sobre água gelada, mexendo sempre para evitar que se formem grumos. Acrescente as frutas cristalizadas.
Reserve. Corte o pão-de-ló em 3 discos da mesma espessura.
Disponha um disco de pão-de-ló num prato, molhe com a metade do licor e cubra com a metade do creme de frutas. Arrume sobre ele o segundo disco de pão-de-ló, molhe com o rum e cubra com a outra metade do creme. Coloque o terceiro disco e regue com o licor restante. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar de confeiteiro e continue batendo até obter um suspiro bem firme.
Espalhe sobre a torta e leve ao forno bem quente até dourar levemente. Deixe esfriar. Decore com as fatias de frutas cristalizadas. Leve à geladeira. Sirva sobre um espelho de creme inglês.




0 comentários:
Postar um comentário