pages

terça-feira, 9 de agosto de 2011

mensagens medicinais

Hérnia de disco
Definição
A hérnia (deslocamento) de disco ocorre quando todo – ou parte de – um disco espinhal é forçado a atravessar uma parte mais fraca do disco. Isso gera pressão nos nervos vizinhos.
Consulte também:
• Ciática
Nomes alternativos
Radiculopatia lombar; Radiculopatia cervical; Hérnia de disco intervertebral; Prolapso de disco intervertebral; Deslocamento de disco; Ruptura de disco; Hérnia de núcleo pulposo

Causas, incidência e fatores de risco
Os ossos (vértebras) da coluna vertebral descem pelas costas conectando o crânio à pelve. Esses ossos protegem os nervos que se originam no cérebro e descem pelas costas formando a medula espinhal. As raízes dos nervos são nervos longos que se ramificam a partir da medula espinhal e saem da coluna vertebral entre cada vértebra.
• As vértebras espinhais estão separadas por discos preenchidos com uma substância mole e gelatinosa. Esses discos protegem a coluna vertebral e o espaço entre as vértebras
• Esses discos podem ter hérnias (se deslocar) ou rupturas devido a um trauma ou esforço. Quando isso acontece, os nervos espinhais se comprimem, causando dor, dormência ou fraqueza
• A hérnia de disco ocorre com mais frequência na região lombar da coluna. Os discos cervicais (do pescoço) são afetados em 8% das vezes. Os discos da parte superior e média das costas (torácicos) raramente estão envolvidos
Radiculopatia se refere a qualquer doença que afete a raiz dos nervos espinhais. A hérnia de disco é uma causa de radiculopatia (ciática).
A hérnia de disco ocorre mais frequentemente em homens de meia idade ou mais velhos, especialmente aqueles envolvidos em atividades físicas extenuantes. Outros fatores de risco são doenças presentes no nascimento (congênitas) que afetam o tamanho do canal lombar.
Sintomas
A dor lombar ou no pescoço pode variar amplamente. Pode ser formigamento suave, dor surda ou sensação de palpitação ou queimação. Em alguns casos, a dor é tão forte que você não consegue se mexer. Você também pode sentir dormência.
A dor ocorre mais frequentemente em um lado do corpo.
• Com uma hérnia de disco lombar, você pode sentir uma dor aguda em uma parte da perna, quadril ou nádegas, e dormência em outras partes. Você também pode ter essas sensações na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé. Você também pode sentir fraqueza na perna afetada
Com uma hérnia de disco cervical (pescoço), você pode sentir dor ao mover seu pescoço, dor profunda próximo à escápula, ou sobre ela, ou dor que se irradia para o braço, antebraço ou dedos (raramente)
A dor em geral começa gradualmente. Ela pode piorar:
Depois de ficar em pé ou sentar
Durante a noite
Ao espirrar, tossir ou rir
Ao se dobrar para trás ou andar por alguns metros, principalmente se for causada por estenose espinhal
Você também pode sentir fraqueza em certos músculos. Às vezes, você pode até nem perceber até que seu médico o examine. Em outros casos, pode ser difícil levantar a perna ou o braço, ficar na ponta de um dos pés, apertar forte com uma das mãos ou outros problemas.
A dor, a dormência ou a fraqueza, em geral, desaparecem ou melhoram muito em um período de semanas a meses.
Exames e testes
O exame físico e um histórico de dor pode ser tudo o que o médico precisa para diagnosticar uma hérnia de disco. O exame neurológico avalia a força, a sensação e os reflexos musculares. Em geral, o exame da coluna revela uma diminuição da curvatura da coluna na área afetada.
A dor na perna que ocorre quando você se senta em uma mesa de exames e levanta a perna esticando-a normalmente sugere uma hérnia de disco na região lombar.
O teste de Spurling por compressão do forame é usado para diagnosticar radiculopatia cervical. Nesse teste, você deve inclinar a cabeça para frente e para os lados enquanto o médico a pressiona levemente para baixo. O aumento da dor ou da dormência durante esse teste normalmente é um sinal de radiculopatia cervical.
Pode ser feita uma radiografia da coluna para excluir outras causas de dor nas costas ou no pescoço. Entretanto, não é possível diagnosticar uma hérnia de disco somente pela radiografia
A ressonância magnética e a tomografia computadorizada evidenciam a compressão do canal espinhal pela hérnia de disco
Pode ser feita uma eletromiografia para determinar exatamente a raiz de nervo em questão
O teste de velocidade de condução do nervo pode ser feito
O mielograma pode ser usado para determinar o tamanho e a localização da hérnia de disco




0 comentários:

Postar um comentário