pages

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

mensagem de dicas

Limpeza excessiva com as hastes flexíveis prejudica a saúde dos ouvidos

Nem sempre limpeza em excesso é sinal de saúde dos ouvidos, afinal desodorante, creme para o cabelo, pasta de dentes e fio dental são alguns dos itens necessários para a higiene diária.
De acordo com a otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, o uso dos cotonóides pode prejudicar a saúde dos ouvidos. “Não há consenso sobre o uso correto deste objeto, tornando-o uma arma para os ouvidos, principalmente quando sua utilização é constante”, alerta a médica.
O conceito de que não se deve limpar os ouvidos é tão errôneo quanto à utilização desenfreada e inadvertida de hastes de algodão. Denominamos orelha externa a porção externa do ouvido, composta basicamente pelo pavilhão auricular e pelo conduto auditivo externo (o canal do ouvido) e distingue-se sob o nome de cerume o conjunto de produtos da pele do conduto auditivo externo, que é composto pela descamação da derme, por secreção sebácea e pelo substrato de glândulas ceruminosas.
Infecções, perfuração do tímpano, coceira e sangramento são algumas conseqüências da limpeza excessiva do canal auditivo.

O canal auditivo externo é revestido por uma pele, que não pode ser muito espessa para não barrar a entrada do som e nem muito fina para que possa proteger os ouvidos.
Para ficar na condição exata, a pele é coberta pela cera, que serve como uma espécie de tapete na região. O cerume forma uma barreira física, que impede a entrada de sujeiras, água e bactérias. A cera ainda atua como uma película ácida antibacteriana.
Estas características são fundamentais para a manutenção dos ouvidos e para manter o canal auditivo saudável.
A cera é produzida apenas em uma pequena região do conduto auditivo externo e não deve ser retirada para que possa exercer suas funções corretamente. A manutenção da cera é feita naturalmente.
Existe um mecanismo de autolimpeza nos ouvidos, que evapora a cera e empurra as células cutâneas mortas para fora, sem a necessidade de usar qualquer objeto para este fim.
Porém, se a cera for movida de seu lugar original, este processo de limpeza não acontece e ela fica acumulada no canal auditivo.






0 comentários:

Postar um comentário