pages

terça-feira, 29 de novembro de 2011

mensagem medicinais

Fatores responsáveis pelo aumento de açúcar no sangue



Há 2 fatores responsáveis pelo aumento do açúcar no sangue. O primeiro é o que você come – o conteúdo de carboidratos na sua dieta. O segundo fator é o que chamamos de hepático, ou produção de glicose do fígado.



As pessoas não entendem que mesmo sem comer, o fígado continuará a produzir glicose, e esta produção está sob influência de vários e diferentes hormônios. A insulina também é um hormônio, mas há outros hormônios que também afetam.



A insulina abaixa o açúcar. Se você não tiver insulina suficiente, seu açúcar sobe. Porém, há vários outros hormônios que agem contra o efeito da insulina.



Consulte seu médico para informações mais apropriadas a você.



Qual seria o nível ideal de glicose no sangue?



Depende muito da dificuldade que você tem para controlar sua diabetes. Depende em que estágio se encontra sua vida, e depende ainda de outras doenças.



Mas, de acordo com a Associação Americana de Diabetes (ADA), o ideal seria glicose em jejum abaixo de 120 – entre 80 e 120. Após uma refeição – talvez 2 horas após a refeição – o açúcar no sangue deve ficar abaixo de 180. E, antes de deitar, os níveis do açúcar devem estar por volta de 140.



Quando se deve checar os níveis do açúcar no sangue?



O mais importante do dia, é o teste que você faz antes do café da manhã. Você pode fazer a qualquer hora – não precisa ser meia hora antes. Pode ser uma hora ou duas horas antes durante a manhã, antes que você coma. Esse é o teste em jejum.



Caso você tome insulina, e acorda com muita fome, converse com seu médico para saber qual o procedimento, pois sua atitude depende qual o tipo de insulina que você toma.



O que fazer no caso dos medicamentos para diabetes tipo 2?



Para pessoas que sentem muita fome quando acordam e têm que levantar e comer, já há aparelhos que medem a glicemia em 5 segundos. Logo, o paciente com diabetes tipo 2 pode fazer o teste antes do café da manhã e obter seus resultados.



Porém, você só deve fazer o teste se for usar o resultado com algum objetivo. Nesse caso, é importante mostrar os resultados ao seu médico, e juntos elaborarem o melhor plano de tratamento.



Devo esperar 2 horas após as refeições para fazer outros testes durante o dia?



Depende qual a finalidade dos resultados dos testes. A maioria dos médicos não pede para seus pacientes checarem a glicemia após comerem. Alguns médicos pedem para testar a glicemia após a refeição, no caso em que o resultado do nível de glicemia do paciente está muito bom em jejum, mas a hemoglobina glicosilada está muito alta. Este teste mostra, em média, o nível de sua glicose nos últimos 3 meses. É um teste decisivo.



Enfim, você pode checar o nível de glicose quando necessário ou conforme orientação médica. Muitas pessoas com diabetes fazem testes antes das refeições e antes de deitar.O resultado ideal antes de deitar é 140 e não 120 ou menos, porque quem toma insulina ou algum remédio oral para abaixar a glicose pode ter hipoglicemia durante a madrugada.



Quando considerar estar em risco de desenvolver diabetes?



De 110 a 126. Se você tem esse nível de açúcar, isso significa que você corre o risco de desenvolver diabetes. Qualquer nível de açúcar no sangue acima de 90 ou 100 é associado com provável risco de doença cardiovascular.



Logo, alguém que não tem diabetes, mas seu açúcar é 115, provavelmente corre maior risco do que alguém que não tem diabetes, mas o açúcar no sangue é 100.



O termo pré-diabético tem algum significado ?



“Pré diabético” não é um termo oficial. Há o que chamamos de intolerância a glicose, isto é, quando o seu açúcar sobe após uma refeição, mas não sobe tanto quanto para uma





0 comentários:

Postar um comentário